Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Encontro itinerante do Fórum de Educação Infantil do Ceará aporta em Palmácia e inaugura Fórum Municipal

O encontro do FEIC do mês de junho aconteceu no município de Palmácia, localizado na região serrana do estado do Ceará, cidade que se dispôs a acolher o primeiro fórum itinerante de 2018. O encontro foi realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Giselda Teixeira no dia 12 de junho. A organização do evento foi partilhada entre o grupo gestor do FEIC e técnicas da secretaria de educação de Palmácia. Vale ressaltar que demais profissionais da educação do município (professores, coordenadores, gestores etc.) estivem presentes no encontro, resultando no total de 80 participantes.

O fórum itinerante teve início com as boas vindas de representantes da secretaria municipal de educação, contanto com apresentações culturais de algumas escolas. Em seguida, a prof.ª Dr. Silvia Helena Vieira Cruz (integrante do grupo gestor do FEIC) realizou uma fala sobre “a constituição de um Fórum de Educação Infantil Municipal”, na qual tratou de aspectos organizacionais e políticos do processo de criação de um fórum no município. A manhã teve sequência com a palestra “Educação Inclusiva na Educação Infantil: perspectivas e práticas pedagógicas”, que teve como palestrante a Prof.ª Ms. Disneylândia Maria Ribeiro (UERN).

 

 

 

No período da tarde o encontro foi composto por uma palestra acerca dos “Aspectos conceituais da Base Nacional Comum Curricular – etapa Educação Infantil”. O objetivo deste momento, que contou com a apresentação da prof.ª Dr. Silvia Helena Vieira Cruz (uma das especialistas que escreveu a primeira e a segunda versão do documento), foi promover reflexões sobre as implicações da BNCC-EI nas ações cotidianas em creches e pré-escolas. Os temas trabalhados no evento (Educação Inclusiva e BNCC-EI) foram requeridos pelas profissionais do município. Tal demanda foi acolhida pelo grupo gestor do FEIC e por ele refletida afim de que o encontro despertasse o interesse e a participação da rede de educação da cidade.

Plenária

O fórum itinerante culminou com uma planária que fez encaminhamentos para constituição do Fórum de Educação Infantil de Palmácia.

Informações e fotos: Fórum de Educação Infantil do Ceará

Encontro itinerante do Fórum de Educação Infantil do Ceará aporta em Palmácia e inaugura Fórum Municipal
Rolar para o topo