Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Comunicado sobre os levantamentos junto aos conselhos e secretarias de educação

Desde o encerramento das respostas aos formulários relativos ao “Mapeamento Nacional das Ações das Secretarias e Conselhos de Educação no período da pandemia COVID 19”, o Comitê Diretivo, em articulação com um grupo de militantes de diferentes Fóruns de Educação Infantil, vem se reunindo periodicamente em um intenso trabalho de sistematização dos dados coletados junto aos Conselhos e Secretarias de educação. Gostaríamos de salientar a contribuição de representantes indicados pelos diretórios nacionais da UNDIME, da UNCME e, ainda representantes da ANPEd nesse processo. Após organizar os dados, esse grupo decidiu que os dois levantamentos possibilitariam a elaboração dos seguintes produtos:

  • Planilhas com os dados organizados e validados;
  • Relatório síntese dos dados relativos às respostas dos Conselhos de Educação;
  • Relatório síntese dos dados relativos às respostas das Secretarias de Educação;
  • Sumários executivos por Unidade Federativa relativo aos Conselhos de Educação;
  • Sumários executivos por Unidade Federativa relativo às Secretarias de Educação.

Assim, informamos que estamos iniciando a devolutiva desse material para os Fóruns poderem se organizar e planejar estratégias de incidência política nos estados e municípios, em articulação novamente com as seccionais da UNCME e UNDIME.

Abaixo estão as planilhas com os dados organizados e validados. Para cada formulário apresentamos três planilhas. Solicitamos atenção às diferenças de cada planilha:

  • As planilhas nomeadas “Base 1 – original” referem-se às planilhas com os dados exatamente como foram coletados pelo Google Form.
  • Já as planilhas intituladas “Base 2 – tratada” referem-se ao tratamento de dados realizado no arquivo original.
  • As planilhas “Base 3 – amostra de trabalho” referem-se aos dados finais com as análises realizadas, após tratamento e a realização do filtro da amostra de trabalho.

Além disso, segue um pequeno manual intitulado “Leia-me” com estas e outras informações.

Temos a expectativa de enviar ainda nesta semana o relatório final com a apresentação dos dados relativos às respostas ao formulário dos Conselhos de Educação. Para a próxima semana, temos a expectativa de entregar os sumários executivos dos dois levantamentos. E posteriormente, entregaremos aos Fóruns o relatório relativo às respostas das Secretarias de Educação – relatório maior e mais denso e que, por isso, será entregue mais adiante.

Esperamos que esse material forneça subsídios para a incidência política e reforce a articulação dos Fóruns com as seccionais da UNCME e UNDIME, possibilitando novas ações e formas de enfrentamento à pandemia.

Sigamos firmes, fortes, nos cuidando, dos/as nossos familiares e de todos e todas que queremos bem.

Comunicado sobre os levantamentos junto aos conselhos e secretarias de educação
Rolar para o topo