Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Rumo à Manaus: desejos e expectativas para o Encontro Nacional do MIEIB

Prepare-se! Vem chegando a trigésima quarta edição do Encontro Nacional do MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, que acontecerá pela primeira vez na Região Norte do Brasil, precisamente em Manaus, entre os dias 22 e 24 de agosto. O Encontro contará com atividades voltadas aos integrantes do movimento, e também abertas ao público-geral, para as quais são esperadas mais de 700 pessoas (veja aqui mais informações sobre inscrições, programação e hospedagem).

A militância do movimento se fará presente com o objetivo de analisar desafios e perspectivas nacionais e definir as diretrizes de atuação para o fortalecimento MIEIB na luta pelo direito das crianças de zero a seis anos de idade, a uma educação infantil com qualidade social, pública, gratuita, laica e inclusiva para todas as meninas e meninos, destacando as especificidades do contexto amazônico, a conjuntura nacional e educação infantil, Base Nacional Comum Curricular e reflexões sobre a atuação docente em creches e pré-escolas e suas implicações na formação das crianças.

Perguntamos a integrantes do MIEIB, das cinco regiões do Brasil: –Quais suas expectativas e desejos para o Encontro Nacional? Veja as respostas:

 

Maria de Jesus Araújo Ribeiro, do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará e representante do Nordeste no Comitê Diretivo do MIEB, ressaltou a importância da participação de todos os Fóruns Estaduais e o Fórum Distrital. “Minha expectativa é que o encontro este contribua com o aprofundamento de reflexões sobre os retrocessos impostos às Políticas de Educação Infantil do Brasil na atual conjuntura, e retire posicionamentos coletivos sobre essas questões, com vistas a fortalecê-las enquanto políticas de Estado. Nesse sentido, é de suma importância a possibilidade concreta do fortalecimento dos vinte e seis Fóruns Estaduais de Educação Infantil e do Distrito Federal, os quais integram o MIEIB. E, para isso, se faz necessário que cada Fórum faça um esforço e organize nem que seja uma dupla de integrantes dos Fóruns para participarem desse Grande Encontro Nacional.”

 

Jocicleia Printes, do Fórum Amazonense de Educação Infantil, lembrou a importância do encontro nacional para o estado do Amazonas. “Esperamos congregar fóruns de educação infantil de todas as regiões do país na continuidade do debate pela manutenção e ampliação dos direitos das crianças, além de visibilizar questões específicas da região norte, como a infância indígena e ribeirinha. O Encontro Nacional do MIEIB será um momento ímpar de divulgação das pautas e lutas defendidas pelo movimento para a sociedade amazonense e esperamos agregar cada vez mais pessoas na participação e fortalecimento do Fórum Amazonense de Educação Infantil – FAMEI.”

 

Soeli Pereira, do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR) e representante da Região Sul no Comitê Diretivo do MIEIB, ressaltou a conjuntura desafiante imposta pelo golpe parlamentar, jurídico e midiático de 2016, e a necessidade de fortalecimento do movimento. “Espero que retornemos aos nossos estados animados para fortalecer os fóruns e nos mantermos na resistência com coragem e disponibilidade para conduzir ações necessárias com agilidade. E que possamos também superar desafios internos, acolher as inquietudes que se fizerem presentes com serenidade e sabedoria e, sobretudo, exercitarmos a escuta respeitosa e atenta, mediando situações e contradições tendo sempre como inspiração toda a história construída pela militância do MIEIB, com sua potência e limites, honrando as nossas bandeiras de luta.”

 

A eleição de novos integrantes do Comitê Diretivo do MIEIB foi lembrada pela professora Jaqueline Pasuch, de Fórum Mato Grossense de Educação Infantil (FMTEI) e representante da Região Centro Oeste no Comitê Diretivo do MIEIB. “Eu espero que o encontro em Manaus nos ajude a fortalecer o entendimento da conjuntura política atual e a gravidade da nossa atuação. E que a gente faça uma análise de conjuntura e reafirme a nossa carta de princípios, que é quem baliza todas as nossas ações. Um dos aspectos importantes deste encontro será a eleição do Comitê Diretivo, e a minha despedida como CD do MIEIB, onde atuei nos últimos oito anos. Espero que as colegas eleitas e que vão seguir no movimento possam reconhecer nosso trabalho e fazer uma gestão qualificada, democrática e leal ao projeto de Educação Infantil de qualidade, pública, laica e inclusiva, para todas as crianças de zero a seis anos de idade.. Imagino que nosso encontro de Manaus nos faça crescer como movimento, e mais do que crescer, fortalecer nossas bandeiras de luta e militância. Porque é isso que o MIEIB é: um movimento social, militante, que precisa se fortalecer, se consolidar nos espaços de atuação dos Fóruns,  mais do que nunca.”

“Vou levar para o Encontro os princípios e regras da democracia, uma proposta de trabalho de base, muita confiança no coletivo e a certeza de que nós podemos mais! E vou levar também o melhor doce de leite do Brasil pra adoçar os corações da Comissão organizadora”, afirma Rita Coelho, do Fórum Mineiro de Educação Infantil. “Espero que o encontro seja um momento de fortalecimento dos nossos compromissos e princípios comuns,de qualificação do debate e de deliberações éticas e democráticas. Também espero bons abraços, poesia e alegria entre nós.”

 

Rosa Maria Mattos

Assessora de Comunicação do MIEIB

Rumo à Manaus: desejos e expectativas para o Encontro Nacional do MIEIB
Rolar para o topo