ENCONTRO MIEIB REGIONAL NORTE

Nos dias 06, 07 e 08 de março de 2017, foi a vez de Boa Vista/RR receber o Encontro MIEIB Regional NORTE

8 de junho de 2017 às 12:03

Nos dias 06, 07 e 08 de março de 2017, foi a vez de Boa Vista/RR receber o Encontro MIEIB Regional NORTE. O encontro foi realizado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no âmbito do Projeto Tecendo e Fortalecendo o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), em parceria com o Instituto C&A e a Associação Casa de Ismael. Este projeto tem como objetivo contribuir para a universalização e efetivação do direito à educação com qualidade e equidade para as crianças de zero até seis de idade nos sistemas públicos de educação, por meio do fortalecimento do MIEIB e sua incidência política e de controle social das políticas públicas de Educação Infantil.

A abertura do evento contou com a participação de representantes da reitoria da UFRR, Comissão Estadual da Criança e do Adolescente da Câmara Legislativa, UNDIME/RR, Secretaria Municipal de Educação, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Comitê Diretivo do MIEIB e com os Fóruns de Educação Infantil de Roraima e do Pará.

A Mesa “Conjuntura Política e os Desafios para a Garantia do Direito à Educação Infantil de Qualidade Social em Tempos de Crise”, composta por Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e por Sumika Freitas, representante do Comitê Diretivo do MIEIB, trouxe para a reflexão o avanço do ultraconservadorismo na sociedade brasileira, os impactos negativos do teto dos gastos sociais nas políticas públicas e a necessidade de ampla articulação dos movimentos sociais e do repactuação de compromissos éticos e políticos com o país.
O Encontro também foi palco da reunião interna dos fóruns estaduais da Região Norte para debaterem e refletirem as dificuldades e as potencialidades para a atuação na região. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Corte Etário, Conae 2018, Oralidade e Escrita na Educação Infantil foram alguns dos temas em debate. Em seguida, foi realizado o planejamento estratégico dos fóruns estaduais e a elaboração de uma agenda conjunta de trabalho. Dentre as estratégias definidas, os fóruns estaduais da Região Norte apontaram como fundamental a necessidade da defesa da concepção da criança como sujeito de direitos e da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.