Encontro MIEIB regional SUL

O XI Encontro Regional Sul do MIEIB, realizado em Florianópolis, SC, nos dias 15 e 16 de maio de 2017 nas dependências da UFSC.

7 de junho de 2017 às 12:48

O XI Encontro Regional Sul do MIEIB, realizado em Florianópolis, SC, nos dias 15 e 16 de maio de 2017 nas dependências da UFSC, teve como tema “O Direito à Educação Infantil: desafios frente à atual conjuntura” e reuniu integrantes dos Fóruns de Educação Infantil da Região Sul, dentre outros participantes.

Ao longo do evento, além da reunião interna dos fóruns que apresentaram ações realizadas ao no último ano e planejaram as próximas ações, foram abordadas temáticas relacionadas à temática principal por especialistas.

As mesas temáticas “A conjuntura das políticas educacionais e os desafios na efetivação do direito à Educação Infantil”, “A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular” e “Projetos Educação Infantil do Campo e Avaliação da Educação Infantil” composta por pesquisadoras do campo da Educação Infantil, traçaram o panorama das políticas e projetos para o campo na atualidade frente aos desafios e riscos para a Educação Infantil impostos pela atual conjuntura política e econômica. O espaço para participação e debate foi bastante rico e possibilitou a interlocução e indicativos de ações para os fóruns do Regional Sul.

Ao final do evento foi realizada a Assembleia dos fóruns sendo aprovado o “Manifesto de Florianópolis” e socializadas as ações para articulação e incidência frente aos desafios da conjuntura atual e para fortalecimento da luta pela efetivação do direito à Educação Infantil.