Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

FBEI – Ciranda Reflexiva Os Campos de Experiência da BNCC e as práticas pedagógicas na/da Educação Infantil

O Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) realizou em 05 de outubro de 2018, na Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC) a Ciranda Reflexiva Os Campos de Experiência da BNCC e as práticas pedagógicas na/da Educação Infantil.

A roda de conversa foi realizada por Carla Pinheiro e Rita de Cássia Branches, ambas membros do  do FBEI e professoras de Educação Infantil que respectivamente representam no Grupo Gestor (GG) as categorias de profissional em Educação e de escola de Educação Infantil pública.

A Ciranda contou com a presença de professoras de rede municipal de Educação de Camaçari, estudantes de pedagogia, professoras de escolas comunitárias, lideranças sociais, coordenadora de curso da FAMEC, coordenadoras pedagógicas, representantes da SEDUC, etc.

Além de discussões sobre temas como os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e direitos de aprendizagem e desenvolvimento entre outros, as participantes, que foram mobilizadas especialmente por Carla Jamille e Minuska Lima – ativistas e referencias territoriais pela garantia dos direitos da primeira infância – refletiram sobre obras de Francisco Tonnuci, abordaram sobre suas experiências profissionais etc.

Carla Jamille e Minuska Lima, coordenadoras de projetos de valorização da cultura da infância, realizaram  vivências que fazem parte do cotidiano de suas ações e que precisam estar presentes nas instituições de educação infantil,  tais como formação de roda com cantigas tradicionais.

FBEI – Ciranda Reflexiva Os Campos de Experiência da BNCC e as práticas pedagógicas na/da Educação Infantil
Rolar para o topo