Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEARÁ DISCUTE AS AMEAÇAS AO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DO “NOVO FUNDEB”

Depois de mais de dez anos de sua instituição, o Fundeb é objeto de discussão na sociedade civil. Esta discussão tem seu espirito animado a medida que o último ano de vigência do Fundo se aproxima, 2020. O “Novo fundeb”, como está sendo chamado, já é alvo de interesses conflitantes. Duas Propostas de Emenda à constituição já foram feitas, uma da Deputada Tania Raquel de Queiroz Muniz (do Partido Social Democrático), PEC 15/2015, e outra da qual a Campanha é coautora, PEC 24/2017. Ambas intencionam tornar o Fundeb permanente, mas, possuem pontos de divergência. Como por exemplo, a implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). Para apontar e discutir as ameaças ao financiamento da educação infantil nesse processo, o FEIC convidou à mesa o prestigiado professor Idevaldo da Silva Bodião. A mesa compões a programação do encontro de maio do fórum, realizado no dia 8.

 

No que diz respeito à tramitação da proposta do Fundeb, entre 2005 e 2007, o professor Bodião destacou o movimento “Fundeb pra Valer!”, liderado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e que teve como um de seus integrantes o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB. Este movimento reuniu diversas instituições e articulações da sociedade civil comprometidas com as discussões sobre a Proposta de Emenda Constitucional que criaria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (substitutivo do Fundef, que cobria apenas o ensino fundamental).

 

Segundo o professor Bodião, a primeira e maior conquista do movimento foi a inclusão das creches. Outra reivindicação conquistada foi a menção ao custo aluno-qualidade, que apesar de ser considera importante para o movimento, não teve até hoje implicações práticas na administração do fundo.

O FEIC também esteve presente em uma reunião organizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE para discutir o “Novo Fundeb”. Realizada na manhã do dia 18 de maio, a reunião objetivou sensibilizar a bancada federal cearense a apoiar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição número 15 de 2015, conhecida como a PEC do Novo Fundeb, que, entre outras melhorias, torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O evento, realizado no auditório do anexo da Assembleia Legislativa do Ceará, contou com a participação de prefeitos, secretários municipais e representantes do Governo do Estado e de sindicatos.

 

O FEIC considera que a discussão sobre o “Novo Fundeb” é um passo importante para defender e garantir as condições/insumos básicos para os atendimentos de creche e pré-escola. Para isso, é necessária a participação da comunidade civil, especificamente, dos movimentos do campo da educação no processo de definição de uma qualidade socialmente referenciada da educação infantil brasileira.

 

Fonte: FEIC – Fórum de Educação Infantil do Ceará

FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEARÁ DISCUTE AS AMEAÇAS AO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DO “NOVO FUNDEB”
Rolar para o topo