Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Fórum de Educação Infantil do Ceará na luta contra o "Escola sem Partido": por uma Educação Infantil democrática

Informações e fotos: Fórum de Educação Infantil do Ceará

No dia 13 de Dezembro de 2018 o FEIC participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Ceará, a qual tinha como objeto de discussão o projeto Escola sem Partido, cuja autoria no Ceará é da deputada Silvana Oliveira (PR). Duas comissões da Assembleia participaram da reunião, a comissão de Educação, da qual a deputada referida anteriormente é presidente, e a comissão do Trabalho e Serviço Público.

Vários movimentos estiveram presentes, sindicatos de professores, movimento estudantil etc. Houve manifestação por parte dos presentes do início ao fim da reunião. Os movimentos gritaram palavras de ordem e se manifestaram totalmente contrários ao projeto que visa combater o pensamento crítico e a liberdade de expressão em todas as etapas da educação, silenciando professores, alunos, famílias e comunidade.  A Deputada que propôs o projeto o retirou da pauta e afirmou que o trará com mais força no próximo ano.

O FEIC e outros movimento se articulam em uma frente intitulada Escola sem Mordaça, que se reúne na capital do estado para discutir medidas relativas à denúncias realizadas por professores acerca de opressões sofridas em seus locais de trabalho, como também, para projetor estratégias de combate ao movimento conservador que persegue professores e estudantes em todo o país. O FEIC reafirma a sua posição por uma escola que se configure como um fórum público situado na sociedade civil, em que professores, crianças, famílias e comunidade discutem projetos de importância cultural, social, econômica, de gênero, étnico-racial etc.

Fórum de Educação Infantil do Ceará na luta contra o "Escola sem Partido": por uma Educação Infantil democrática
Rolar para o topo