Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Fórum de Educação Infantil do Ceará realizará duas ações na Semana de Ação Mundial

O Fórum de Educação Infantil do Ceará realizará duas ações na SAM. A primeira será uma roda de conversa com técnicas da Secretaria de Educação de Fortaleza, especialmente, com as profissionais envolvidas nos programas da etapa da educação infantil. A segunda consistirá em um momento de sensibilização e informação destinado aos profissionais da educação do município de Palmácia (CE), cidade em que será realizado o encontro itinerante no mês de junho (12/06).

A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação. Lançada pela CGE (Campanha Global pela Educação), a Semana exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, anteriormente o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e, agora, os compromissos do Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015).

Ambas as ações realizadas pelo FEIC concentrarão suas discussões nas seguintes pautas:

Por um PNE pra valer!

Em 2018, a mobilização da SAM marca um balanço da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados, de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo governo. A exemplo, a meta1 do PNE:

A obrigatoriedade da Educação Infantil para as crianças de 4 a 5 anos foi promulgada em 2009, tendo os sistemas de ensino até 2016 para se organizarem com seu cumprimento. Se a evolução da taxa se mantiver em ritmo igual ao período analisado (2012 a 2015), possivelmente não conseguiremos cumprir a meta do PNE.

Por um Fundeb pra valer!

O último ano de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação se aproxima, 2020. O “Novo fundeb” já é alvo de interesses conflitantes. Uma Proposta de Emenda à Constituição foi feita pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a PEC 24/2017.

A SAM também pauta o novo Fundeb em sua mobilização. Assim como a Campanha, reivindica que ele seja permanente e robusto, com a viabilização do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), previstos na meta 20 do PNE.

Saiba o que é o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o Custo Aluno-Qualidade (CAQ)!

Acesse o site: http://www.custoalunoqualidade.org.br/

Pela revogação da EC 95!

E, para que tenhamos um Fundeb e um PNE pra valer, precisamos fazer face aos retrocessos nos direitos humanos, especialmente com a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que impõe um Teto de Gastos nas áreas sociais. Nesse sentido, a SAM 2018 se soma à campanha nacional “Direitos valem mais, não aos cortes sociais!”, que mobiliza diversos setores sociais pela revogação da EC 95.

Fórum de Educação Infantil do Ceará realizará duas ações na Semana de Ação Mundial
Rolar para o topo