Fórum do Espírito Santa divulga moção com pautas do movimento na luta pela qualidade da educação infantil

5 de abril de 2018 às 11:22

O Fórum  Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo(FOPEIES), o Fórum Permanente de Leitura e Escrita do Espírito Santo (FOPALES) e o Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulgam uma moção produzida e aprovada durante a realização da Etapa CONAPE Estadual do ES, ocorrida nos dias 23 e 24 de março de 2018. O documento denuncia o fechamento de escolas, posiciona-se contra a implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil do estado, defende  que seja ofertada formação continuada para as professoras da educação infantil, e que a avaliação da educação infantil seja direcionada à qualidade das condições ofertadas as crianças em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Clique aqui para acessar o documento no papel timbrado do Fórum, ou confira no texto abaixo.

 

MOÇÃO FOPEIES-FOPALES- COMITÊ CAPIXABA DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

Durante os dias 23 e 24 de março de 2018, reuniram-se os delegados da Etapa CONAPE Estadual do ES, no Eixo 1 com o tema Educação Infantil e Ensino Fundamental apresentando o cenário Nacional e Estadual dos retrocessos referentes a essas duas etapas da Educação Básica.

Considerando o fechamento de escolas na cidade e no campo capixaba e ainda o não acesso e permanência a creche (0 a 3 anos e 11 meses) no atendimento às crianças nos municípios capixabas;

Considerando os retrocessos na BNCC quanto à concepção curricular e o não reconhecimento das identidades dos sujeitos nos processos de ensino/aprendizagem e de apropriação do conhecimento no cotidiano dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental Capixabas;

Considerando as propostas centradas na valorização do aspecto sócioemocional  numa visão  de criança, adolescência, juventude na perspectiva biopsicológica e a negação do reconhecimento das culturas infantis e juvenis nos espaços e tempos escolares;

Considerando os processos formativos aligeirados, elaborados por grandes incorporações empresariais e adotados pelo governo estadual sem aprofundamento em políticas de formação continuada para as professoras(es) e profissionais da educação;

Considerando que a aprovação da EC 95/2016 com a redução dos gastos públicos em educação, ameaça a efetivação do PNE/PEE e o avanço na discussão do CAQi/CAQ e direito à educação;

Considerando que o GOLPE no Plano Estadual de Educação ES em 2015, aprovou um plano sem a representação do Fórum Estadual de Educação;

Considerando que as políticas relacionadas à avaliação seguem numa perspectiva desenvolvimentista, pragmática, cumulativa e qualificatória;

Somos veementemente CONTRA a Implementação da Base Nacional Comum Curricular no ES  assim como a implementação do PAES- Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, uma vez que essas ações não dialogam com o acúmulo de pesquisas, estudos e debates da área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e ainda não esclarece sobre o regime de colaboração com os municípios e suas contrapartidas.

Defendemos uma formação Continuada qualificada para as(os) professoras(es) Capixabas e ainda a retomada do diálogo com as Universidades e Institutos Federais e os Movimentos Sociais na luta pela educação, uma vez que tais instâncias fomentam pesquisas e monitoram sobre tais temas no Estado do Espírito Santo.

Nós, militantes, dos fóruns não concordamos com o retorno da perspectiva biopsicologizante de criança e ainda a classificação das mesmas em etapas do desenvolvimento cognitivo, em processos de avaliação fundamentadas em testes padronizados e verticalmente orientados, haja vista as concepções já debatidas e avançadas nos processos de formação inicial e continuada no Estado do Espírito Santo.

Defendemos um PROCESSO AVALIATIVO QUE POTENCIALIZE UMA AVALIAÇÃO INVESTIGATIVA, FORMATIVA e de CONTEXTO, direcionada a qualidade das condições ofertadas as crianças em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

EXIGIMOS A TRANSPARÊNCIA E PUBLICIZAÇÃO do monitoramento e acompanhamento do PEE através do conhecimento dos indicadores definidos e dos responsáveis por esse processo.

Assinam

Fórum Permanente de Educação Infantil do ES

Fórum Permanente de Leitura e Escrita do ES

Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação