Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Fórum Mineiro repudia violência contra manifestação das professoras da educação infantil de Belo Horizonte

O Fórum Mineiro de Educação Infantil publicou ontem uma nota de repúdio contra a violência do Estado dirigida contra a manifestação das professoras da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. A carta condena a repressão policial e a atitude do prefeito Alexandre Kalil, que atribuiu publicamente às professoras um salário muito mais alto do que a média salarial efeticamente recebida pelas profissionais da educação infantil.

 

“O FMEI luta pela garantia do direito das crianças menores de seis anos à Educação Infantil e entende que a valorização do trabalho docente corresponde a um conjunto de ações, entre elas a remuneração. O reconhecimento e a valorização deste trabalho é uma das condições para tornar a carreira docente atraente e alcançar a qualidade da educação pública, laica e democrática. Desta forma, nos unimos a outras vozes que exigem que o poder público municipal construa, em diálogo com a categoria docente, as condições para que as carreiras das professoras do ensino fundamental e da educação infantil sejam unificadas”, afirma trecho do documento.

 

Clique aqui para acessar a nota na íntegra, ou leia abaixo:

 

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A VIOLÊNCIA À MANIFESTAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

 

O Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) repudia a repressão policial, ocorrida no dia 23/4/2018, contra a manifestação das professoras da Rede Municipal de Belo Horizonte. Repudia também a atitude do Prefeito de Belo Horizonte que declarou publicamente valores salariais pagos às professoras da Educação Infantil municipal que estão muito acima da média da remuneração atual.

 

As professoras, duramente reprimidas pela polícia, que utilizou gás de pimenta e jatos d’água, foram ameaçadas e impedidas de manifestar seu descontentamento com o Plano de Carreira, para o poder municipal e para as pessoas que transitavam em frente à Prefeitura de Belo Horizonte. Essa demonstração do aparato policial que atenta contra a liberdade de expressão e de manifestação das professoras foi documentada por muitas pessoas, com imagens impressionantes da violência aplicada àqueles/as que protestavam por seus direitos.

 

O FMEI luta pela garantia do direito das crianças menores de seis anos à Educação Infantil e entende que a valorização do trabalho docente corresponde a um conjunto de ações, entre elas a remuneração. O reconhecimento e a valorização deste trabalho é uma das condições para tornar a carreira docente atraente e alcançar a qualidade da educação pública, laica e democrática. Desta forma, nos unimos a outras vozes que exigem que o poder público municipal construa, em diálogo com a categoria docente, as condições para que as carreiras das professoras do ensino fundamental e da educação infantil sejam unificadas.

 

Além disso, espera que a apuração da responsabilidade pelos atos repressivos impingidos contra as professoras da Educação Infantil municipal se efetive e que os culpados sejam punidos; assim como, o Ministério Público de Minas Gerais atue no sentido de cobrar dos responsáveis a defesa das professoras e de suas famílias que foram atingidas por estarem presentes nesta manifestação.

 

Belo Horizonte, 25 de abril de 2018

FÓRUM MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- FMEI MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL -MIEIB

Fórum Mineiro repudia violência contra manifestação das professoras da educação infantil de Belo Horizonte
Rolar para o topo