Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Fórum Catarinense de Educação Infantil

Sobre o fórum

O Fórum Catarinense de Educação Infantil foi instituído no ano de 1999, com o objetivo principal de garantir o direito das crianças de 0 a 6 anos a uma educação infantil pública e de qualidade. Integra o Movimento Interfóruns de Educação Infantil – MIEIB desde a sua criação. Importante destacar que as discussões que se seguiram desencadearam a criação de Fóruns Regionais e Municipais em SC. As primeiras ações do Fórum Catarinense de Educação Infantil foram no sentido de integrar as instituições de Educação Infantil aos Sistemas de Ensino, incentivar a formação inicial para os profissionais, debater as políticas de financiamento e aprofundar o conhecimento sobre o binômio cuidar/educar. As proposições ao longo dos anos, foram na direção e definição de uma política educacional que contemple as especificidades da educação infantil. Sendo assim, podemos destacar as seguintes discussões e deliberações:

• Reflexão e formulação de políticas públicas que articulem ações na garantia dos direitos, com atendimento institucional efetivo e de qualidade;

• Implantação de programas de formação continuada e permanente como forma de aprimorar a capacitação profissional;

• Busca de parcerias visando a ampliação do atendimento e a garantia de educação pública de qualidade;

• Fortalecimento das proposições de cada Fórum de modo a reafirmar a necessidade do estabelecimento de política para a educação infantil;

• Incentivo à ampliação de vagas pelos municípios, estabelecendo as diretrizes, linhas de ação e os indicativos para atendimento às crianças de 0 a 6 anos.

Na perspectiva da defesa e melhoria da educação para as crianças, preconizadas também no ordenamento legal, constitue-se como desafio grandioso para o Fórum Catarinense de Educação Infantil, o cumprimento do seu papel como instância de discussão, mobilização, proposição e divulgação das políticas públicas para a educação infantil.

Rolar para o topo