Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

MIEIB lança nota de apoio às professoras de Belo Horizonte, e à valorização e reconhecimento profissional da Educação Infantil

O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) soma-se à outros coletivos e associações, e divulga sua nota de repúdio contra a violência do Estado contra a manifestação das professoras da educação infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. O episódio aconteceu no início desta semana,  quando uma manifestação pacífica de professoras, contra o plano de carreira vigente, foi reprimida com violência desnecessária e abusiva, atentando contra a liberdade de expressão e de manifestação, um direito garantido pela Constituição.

 

A nota também repudia a atitude do Prefeito de Belo Horizonte, Sr Alexandre Kalil, que declarou publicamente valores salariais pagos às professoras da Educação Infantil municipal que estão muito acima da média da remuneração atual.

 

Veja abaixo a nota do MIEIB, ou clique aqui para fazer download:

 

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO CONTRA A VIOLÊNCIA NA MANIFESTAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

 

O MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, constituído por 26 Fóruns Estaduais de Educação Infantil e um Fórum de Educação Infantil no Distrito Federal, REPUDIA a repressão policial ocorrida no dia 23/04/2018 em manifestação pacífica  das professoras da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Repudia a atitude do Prefeito de Belo Horizonte, Sr Alexandre Kalil, que declarou publicamente valores salariais pagos às professoras da Educação Infantil municipal que estão muito acima da média da remuneração atual.

 

Durante a manifestação, as professoras foram impedidas de manifestar seu descontentamento com o Plano de Carreira vigente e foram reprimidas com violência desnecessária pela  ação policial, sendo atingidas com gás de pimenta e jatos d’água.. Essa demonstração de força do aparato policial a serviço do Estado atenta contra a liberdade de expressão e de manifestação das professoras, um direito garantido legalmente dentro das prerrogativas de um Estado Democrático de Direito.

 

O MIEIB reafirma suas principais bandeiras de luta: A efetivação dos direitos fundamentais das crianças de 0 a 6 anos (Constituição Federal, ECA, LDB, DCNEI, dentre outras); o entendimento de que a educação infantil tem especificidade própria e cumpre duas funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar; a compreensão da educação infantil enquanto campo de conhecimento e de política pública intersetorial, interdisciplinar, multidimensional e em permanente evolução e a luta pela valorização do trabalho docente. O reconhecimento e a valorização deste trabalho é uma das condições para tornar a carreira docente atraente e alcançar a qualidade social da educação pública, gratuita, laica e democrática. Desse modo, nos unimos a outras vozes que exigem que o Poder Público municipal construa, em diálogo com a categoria docente, as condições para que as carreiras das professoras do ensino fundamental e de educação infantil sejam unificadas.

Assina:

MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

 

Foto: Sind-Rede

MIEIB lança nota de apoio às professoras de Belo Horizonte, e à valorização e reconhecimento profissional da Educação Infantil
Rolar para o topo