Reunião ampliada do Fórum em defesa da Educação Infantil de Pernambuco aborda Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

26 de novembro de 2018 às 21:15

Na manhã desta sexta-feira, dia 23 de novembro de 2018, aconteceu  a reunião ampliada do Fórum em defesa da Educação Infantil de Pernambuco – FEIPE, no Anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação/UFRPE.

O tema do encontro foi a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI: desafios e potencialidades. A Profª Laudiceia Tomaz – Gestora de Educação Especial/SME Jaboatão dos Guararapes, apresentou os principais pontos sobre aspectos propostos no documento que está sendo revisado pelo MEC, e destacou que precisamos ficar atentos para não perdermos direitos conquistados no âmbito da PNEEPEI (2008).

Na oportunidade do debate, o FEIPE socializou com os participantes do encontro, o Posicionamento Político do MIEIB quanto a este tema, e reafirmou que “sem participação não há revisão”, numa crítica à ausência de envolvimento dos diversos movimentos sociais, universidades, sistemas de ensino e famílias.

Estiveram presentes ao evento professoras de redes públicas e privadas de ensino, gestores de secretarias municipais de Educação, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) e da Associação das Creches Comunitárias Conveniadas.

Ainda, recebemos como convidada a Profª Ângela Paiva, contadora de histórias, que nos proporcionou um  belo momento cultural.

O FEIPE realiza o encontro ampliado, mensalmente, e este foi o último de 2018. Diante dos desafios da atual conjuntura política, concluíram que a defesa pela inclusão das crianças aos sistemas de ensino será sempre a pauta que moverá  suas ações. Assim, encerramos o evento, com a certeza do caminho a trilhar: juntas, sempre! Na luta!!!!!!!