Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Fórum de Educação Infantil do Ceará

Sobre o fórum

O Fórum de Educação Infantil do Estado do Ceará – FEIC, criado no dia 11 de março de 2003, pelos integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Infantil do Estado do Ceará, é uma instância suprapartidária constituída por pessoas comprometidas com a causa da Educação Infantil, com sede em Fortaleza – CE.

A finalidade do FÓRUM é contribuir para assegurar o acesso e a qualidade da Educação Infantil para todas as crianças do Estado, estabelecendo um espaço permanente para discussão, divulgação de ideias, mobilização e articulação das políticas relacionadas a Educação Infantil e em consonância ao preconizado na legislação brasileira em vigor e na sua Carta de Princípios. Para efetivar a sua finalidade, o Fórum desenvolve ações no sentido de: I – Divulgar e coordenar fóruns e encontros de discussão focando a garantia do atendimento de qualidade à criança de 0 até 6 anos; II – Mobilizar a sociedade para assegurar o acesso e a qualidade da Educação Infantil; III – Subsidiar e cobrar / acompanhar a elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas à infância, com ênfase na Educação Infantil.

O Fórum compõe-se de: Assembléia Geral, Grupo Gestor e Secretaria. A Assembléia Geral é soberana nas suas atribuições e elege o Grupo Gestor que é o coordenador das ações do FEIC, sendo composto por 06 membros titulares e 03 suplentes eleitos individualmente para um mandato de dois anos (renovável por igual período), dentre os membros assíduos do Fórum e com reconhecido envolvimento com a causa da Educação Infantil. A Secretaria é exercida por uma das entidades colaboradoras do FEIC, atualmente, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE.

A Assembleia Geral acontece mensalmente nas segundas terças-feiras, no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza capital, ocorrendo também Fóruns Itinerantes nos outros municípios do Ceará, conforme o interesse dos participantes oriundos do município solicitante, com inclusão no Plano Anual de Ações FEIC e a aprovação da Assembleia Geral.

Rolar para o topo