Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Fórum de Educação Infantil do Mato Grosso do Sul

Sobre o fórum

O Fórum de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul – FORUMEIMS- criado em 1994, foi um dos fóruns estaduais que colaborou com as discussões de se organizar no Brasil, um movimento nacional de luta pelos direitos das crianças. O registro das ações desenvolvidas, desde sua criação, tem sido permeado por avanços e retrocessos, considerando a história de luta em prol dos direitos das crianças, no Brasil e no Mato Grosso do Sul. Apesar das dificuldades, os membros envolvidos – profissionais, pesquisadores e acadêmicos oriundos de diferentes instituições-  mantém consigo o ideal comum de que os direitos das crianças sejam respeitados.

Desde a instalação, em outubro de 1994, pelos professores Antônio Lino Rodrigues de Sá e Ordália Alves de Almeida, a coordenação do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul ficou a cargo das professoras Ordália Alves de Almeida (1994 a 1998); Kátia Nunes Ribeiro Motti (1999 a 2001); Maria Cecília Amendola da Motta (2002 a 2003); UFMS/SED/OMEP (2004-2006); Mariéte Félix Rosa (2007 a 2009); Vera Lúcia Guerra (2010 a 2018) e Ana Paula Gaspar Melim (período atual).

Por todo esse período, o FORUMEIMS vem desencadeando ações que colaboram, localmente e nacionalmente, com a luta em prol da concretização de uma Educação Infantil de qualidade e em quantidade suficiente para atender os meninos e meninas que a desejarem. Entre tantas lutas, enfrentou a superação pela invisibilidade dos bebês e a inclusão das crianças de zero a três anos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB; participou da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; da Conferência Nacional da Educação Básica – CONEB; da Conferência Nacional da Educação –  CONAE, entre tantas. Também se envolveu em discussões que definiram/avaliaram documentos oficiais e garantiu representatividade em comissões municipais, estaduais e nacionais.

Para fortalecer a luta e publicizar concepções, o FORUMEIMS, atualmente, organiza reuniões mensais, na capital e em municípios do interior do Estado; propõe momentos para estudos e palestras; oferece orientações à comunidade; organiza eventos e redige pareceres e documentos atendendo solicitações de instâncias que procuram apoio para, no cotidiano das instituições, garantir, às crianças, o cumprimento da legislação. No ano de 2014, o FORUMEIMS criou o Fórum de Educação Infantil da Costa Leste, o qual, em sintonia com as ações mencionadas em âmbito estadual, sob a coordenação das professoras Terezinha Bazé de Lima, (2014); Anizia Aparecida Nunes Luz (2017) e Regina Aparecida Marques de Souza (atual), desenvolve ações nos municípios circunvizinhos de Três Lagoas (MS).

Rolar para o topo