Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

200 pessoas participam de atividade da Semana do Brincar sobre brincar com a natureza como direito humano, em Juiz de Fora

Informações e fotos: Eliza Kelly e Nayla Carmo

No dia 05 de novembro de 2018, como atividade da Semana do Brincar – 2018, ocorreu a Mesa “Infâncias: brincar com a natureza como direito humano, composta pelas professoras Lea Tiriba (UNIRIO) e Gisela Pelizzoni (E.M. José Calil Ahouagi), com a mediação da professora Ana Rosa Picanço (UFJF), membra da Aliança Pela Infância e do Fórum de Educação Infantil, na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, sendo elas estudantes de Pedagogia, especialistas que atuam com crianças, professores da UFJF, professoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Juiz de Fora, entre outros. A palestra da professora Gisela versou sobre algumas experiências poéticas de crianças da educação infantil acerca do brincar em espaços livres da escola (pátio e gramado), à luz do olhar benjaminiano, mostrando como elas criam vínculo com o mundo através do brincar e destacando a importância do tempo da experiência.

A professora Lea Tiriba discutiu o direito ao brincar com a natureza para além do entorno, isto é, a criança como parte da natureza, como ser orgânico, parte de um todo maior: o cosmos, recuperando o pensamento do filósofo Espinosa. Também, Lea enfatizou a importância de o adulto escutar as crianças e conhecer a partir dessa escuta o lugar do brincar para elas, lugar onde o movimento dos corpos livres é imprescindível à aprendizagem.

Ao final do evento, houve o lançamento do livro “Educação Infantil como direito e alegria – em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias”, de autoria da professora Lea Tiriba.

 

200 pessoas participam de atividade da Semana do Brincar sobre brincar com a natureza como direito humano, em Juiz de Fora
Rolar para o topo