Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEARÁ HOMENAGEIA JESUS ARAÚJO RIBEIRO

O encontro do mês de março do FEIC foi marcado por uma homenagem prestada à Maria de Jesus Araújo Ribeiro, a nossa querida Jesus. Ela é pedagoga, mestre em Educação (Universidade Federal do Ceará), mas, especialmente, é uma grande referência estadual e nacional na luta pelos direitos das crianças a uma Educação Infantil de qualidade.

Ainda na antiga Comissão Interinstitucional de Educação Infantil do Ceará, que precedeu o Fórum de Educação Infantil do Ceará – FEIC, Jesus teve papel fundamental articulando e mobilizando instituições e a sociedade de um modo geral em favor da infância. Teve papel fundamental na implementação do FEIC, integrando o seu primeiro Grupo Gestor, e, nos mais de 20 anos de existência do FEIC, a Jesus teve participação determinante em momentos decisivos para a construção de políticas públicas para a Educação Infantil no estado do Ceará.

Sem dúvida, a sua militância, seja como participante do Grupo Gestor ou como integrante do FEIC, sempre foi rigorosa e ao mesmo tempo alegre, se constituindo numa força crucial para que esse Fórum, na articulação com outros movimentos locais e nacionais, exercesse o seu papel e impulsionasse grandes conquistas para a Educação Infantil no nosso estado, como programas de financiamento e formação de professores.

O legado da Jesus também foi construído no âmbito do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), do qual participou algumas vezes do Comitê Diretivo, na estrutura atual representando a região Nordeste. Também no MIEIB, Jesus sempre foi uma apaixonada militante, marcando a sua presença com muita força e engajamento.

Jesus anunciou sua saída do nosso Grupo Gestor no início do presente ano, devido ao final do seu atual mandato. A sua saída foi motivo de tristeza, mas também de muito reconhecimento e gratidão pelo seu trabalho, o que expressamos em uma linda homenagem. Essa homenagem contou com depoimentos de ex-integrantes do Grupo Gestor do FEIC (cujo vídeo pode ser acessado no link: https://youtu.be/1cr5uSycdno) e de integrantes do MIEIB (idem: https://youtu.be/7XaF5woBDnw). Ao som de “Maria, Maria” (Milton Nascimento), o FEIC também rememorou momentos de formação, luta, mobilização e alegrias vividos com ela e por ela impulsionados (idem: https://youtu.be/tp8-2SbCqkI). Ao final, lhe entregamos flores como símbolo de nossa eterna gratidão. Jesus Araújo deixa o Grupo Gestor do FEIC, mas o seu espírito de luta em defesa dos direitos das crianças sempre será estará alimentando a vitalidade do FEIC.

MUITOS BEIJOS NO SEU GRANDE CORAÇÃO, JESUS! VOCÊ SEMPRE ESTARÁ CONOSCO!!!

FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEARÁ HOMENAGEIA JESUS ARAÚJO RIBEIRO
Rolar para o topo