Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LANÇA MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA MUNICÍPIOS GAÚCHOS QUE ESTEJAM REDUZINDO A PRESENÇA DE PROFESSORES NAS TURMAS DAS CRECHES

O Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) divulgou uma Moção de Repúdio, aprovada em sua assembleia de março, que repudia a iniciativa de municípios gaúchos de retirada e redução de carga horária de professores e professoras da atuação junto aos grupos de crianças de até três anos de idade.  
Clique aqui para acessar o documento, ou leia a íntegra do texto, abaixo:

 

 

Moção de repúdio

 

O Fórum Gaúcho de Educação Infantil, reunido em plenária, no dia 12 de março de 2018, repudia, por unanimidade, a iniciativa de municípios gaúchos de retirada e/ou, redução de carga horária de professor/professora para atuação junto aos grupos de crianças de até três anos.

Essa iniciativa, do ponto de vista legal, fere a CF/88 (art. 7º, Inciso 25 + Art. 208, Inc. IV) e a LDBEN (Art. 62), pois nenhum destes instrumentos legais faz diferença em relação ao direito à presença de professor/professora, em função da faixa etária das crianças.

A supressão do professor/professora fragiliza e fragmenta a unidade pedagógica entre a creche e a pré- escola, precarizando o atendimento cotidiano, excluindo as crianças menores do direito à educação de qualidade, especialmente, aquelas dos grupos sociais mais vulneráveis, o que reforça a desigualdade social no país.

As DCNEI (2009), de caráter mandatório, estabelecem as orientações para o desenvolvimento de atividades pedagógicas baseadas nas interações e nas brincadeiras, valorizando, igualmente, as oportunidades de descoberta, aprendizagem e desenvolvimento das crianças de até seis anos, sem discriminação em relação às bem pequenininhas, cuja importância das ações de cuidado e educação, pelo contrário, são hoje reconhecidas no conjunto das pesquisas nacionais.

Porto Alegre, 12 de março de 2018.

Fórum Gaúcho de Educação Infantil Rio Grande do Sul. Brasil

FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LANÇA MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA MUNICÍPIOS GAÚCHOS QUE ESTEJAM REDUZINDO A PRESENÇA DE PROFESSORES NAS TURMAS DAS CRECHES
Rolar para o topo