Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

VIII Encontro dos Fóruns Estaduais do movimento Interfóruns de educação infantil do Brasil – Região Centro-Oeste

Dias 25 e 26 de maio de 2017, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os poemas de Manoel de Barros marcaram os debates do VIII Encontro dos Fóruns Estaduais do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – Região Centro Oeste e do Encontro de Pesquisadores em Educação Infantil da Região Centro Oeste.

Os Fóruns de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul, de Goiás, do Distrito Federal e de Mato Grosso delinearam questões e traçaram caminhos para colaborar com o fortalecimento da luta pelos direitos das crianças no Brasil, tendo como objetivo o enfrentamento das políticas públicas implantadas e das que ainda estão em processo de proposição, o que exigirá dos movimentos sociais e da sociedade civil ampla organização conjunta.

O evento registrou aproximadamente 400 participantes, entre eles profissionais atuantes na docência e na gestão de diversas instâncias e níveis de ensino, professores/as em formação, pesquisadoras e demais pessoas que defendem os direitos das crianças.

Para efetivar o objetivo geral do encontro e também fortalecer o Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil (MIEIB) na Região Centro-Oeste, compartilhar informações, rever e estabelecer metas, discutir desafios da implementação de políticas públicas e a formação de profissionais para a Educação Infantil, a programação contou com as palestras: “Análise de Conjuntura e Perspectiva para a Educação Infantil”, proferida pela professora Drª. Catarina Almeida Santos (UNB), representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; “Infância e Educação Infantil na cidade e no Campo”, pelas professoras Ma. Rhaisa Naiade Pael Farias (UNB/DF) e Drª Jaqueline Pasuch (UNEMAT/MT); “Formação e atuação da (o) docente de Educação Infantil”, pelas professoras Drª Ivone Garcia Barbosa (UFG/GO) e Drª Ordália Alves Almeida (UFMS/MS) e “Linguagem escrita na Educação Infantil”, proferida pelas professoras Drª Cristina Massot Madeira Coelho (UNB/DF) e Drª Terezinha Bazé de Lima (UNIGRAN/MS).
O encontro contribuiu para que profissionais e grupos de pesquisas divulgassem metodologias e resultados de estudos voltados às crianças e infâncias por meio de comunicação oral.

Trabalhos apresentados:
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS EXPRESSIVAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS DE UMA CRECHE DE CAMPO GRANDE/MS –  Laura Simone Marim Puerta (UCDB)

OUVINDO O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA PESQUISA. – Ana Paula Zaikievicz Azevedo (UCDB), Marta Regina Brostolin (UCDB)

RODAS DE CONVERSA NO COTIDIANO DA TURMA DO PRÉ – Jane Keli da Silva Ricardo (UEMS) e Vera Lucia Guerra (UEMS)

CRIANÇAS DA NATUREZA: REINVENTANDO OS CAMINHOS DO CONHECIMENTO –  Manuelle de Sousa Lima (UNIGRAN),  Marisa Corrêa Penteado Leal (UFGD)

MUSICALIZAÇÃO COM BEBÊS: INTERVENÇÃO E PESQUISA – Adriana Mendonça Pizatto (UEMS), Giana Amaral Yamin (UEMS)

OS BEBÊS E A NATUREZA – Gisele Carrara Cruz (UFGD)
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA TEORIA À PRÁTICA –  Rosimeire da Silva Rosa Moura (UEMS)  e Antonio Sales (UEMS)

REFLEXÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: O QUE DIZ UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – Janaina Nogueira Maia (UCDB)

CLASSE HOSPITALAR: DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE COM A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL –  Elen Saluana da Silva Buffo Montanari (UFMS), Thais Paes Custódio (UFMS), Milene Bartolomei Silva (UFMS)

A Inclusão de Crianças com Deficiência na Educação Infantil: A Prática Pedagógica em Questão – José Carlos Monteiro (UEMS)

Apresentação Do Grupo De Estudo Educação Física/Educação Infantil – GEEFEI – Cláudia Diniz de Moraes (UCDB), Ivo Manuel Justino Vicente (UCDB), Michely Rita de Cássia Cavalari Prado (UCDB), Márcio L. Lomba (UCDB), Thomas Ravelly Cantuario (UCDB), Vanessa Rosa (UCDB), Vera Lícia Baruki (UCDB)

TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUGARES ONDE CRIANÇAS OPINAM E DÃO O TOM – Marisa Corrêa Penteado Leal (UFGD), Manuelle de Sousa Lima (UFGD)

CEINF ANTÔNIO MÁRIO GONÇALVES:  UMA HISTÓRIA COM MUITOS AUTORES – Taiane Gomes Muniz Pael (UEMS) e Vera Lucia Guerra (UEMS)

O PROTAGONISMO INFANTIL NA PESQUISA – Claudia Diniz Moraes (UCDB), Janaina Nogueira Maia Carvalho (UCDB)

VIII Encontro dos Fóruns Estaduais do movimento Interfóruns de educação infantil do Brasil – Região Centro-Oeste
Rolar para o topo