Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

MIEIB NA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O MIEIB participou, no dia 09 de agosto, da reunião ordinária da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Convidado pelos conselheiros José Francisco Soares (presidente) e de Antônio César Russi Callegari, o MIEIB participou, no dia 09 de agosto de 2017, da reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação. O objetivo foi debater questões referentes às propostas da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC/EI).

Na ocasião, o MIEIB foi representado por Cida Camarano, membro do Comitê Diretivo do MIEIB e representante do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (FEIDF), e por Mônica Correia Baptista e Rita Coelho, ambas representantes do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI).

Pelo CNE também estavam presentes as conselheiras Malvina Tânia Tuttman, Nilma Santos Fontanive, Sueli Melo de Castro Menezes, os conselheiros Gersem José dos Santos Luciano, Ivan Cláudio Pereira Siqueira, Eduardo Deschamps e a equipe da secretaria coordenada por Lia Ricci.

Em sua fala, Rita Coelho destacou que as pressões e tensões vividas pelo Conselho Nacional de Educação no que se refere à Base Nacional Comum Curricular também estão presentes no MIEIB, e não há consenso quanto ao tema. Ressaltou que alguns fóruns de educação infantil, como o de São Paulo, Goiás e grupos de outros fóruns problematizam a necessidade de uma Base Curricular e divergem quanto às propostas em debate.

O MIEIB apresentou aos conselheiros presentes as principais contribuições, pontos comuns, divergências e propostas de alteração à segunda versão da BNCC/EI.

No debate, os conselheiros que tomaram a palavra reconheceram a contribuição do MIEIB para as lutas pela qualidade na educação infantil, a qualidade e adequação das posições assumidas pelo Movimento e, em especial, para a elaboração da BNCC. Afirmaram, ainda, que as proposições encaminhadas serão analisadas e consideradas como propostas de negociação.

Leia aqui a memória da reunião.

MIEIB NA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rolar para o topo