Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

ESPÍRITO SANTO CONSTITUI SEÇÃO DO FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO

Após amplo debate sobre a implementação das políticas educacionais no país e no Espírito Santo, sindicatos, fóruns, conselhos, entidades representativas e movimentos organizados ligados à educação decidiram, nesta quarta-feira (23), pela fundação da Seção Regional do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE-ES).

A reunião, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), contou com 21 representações de organizações e de movimentos sociais capixabas, que debateram a participação dos segmentos populares nas etapas estadual e nacional da Conferência Nacional de Educação 2018 (CONAE 2018) e a realização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018).

O encontro contou com apresentação do histórico de desmonte do Fórum Nacional de Educação (FNE) e tentativa de inviabilização da CONAE 2018, promovido pelo Governo Federal desde o golpe de 2016. Também debateu o alinhamento da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU) com o governo de Michel Temer e o temor pela tentativa de desarticulação do Fórum Estadual de Educação do Espírito Santo (FEE-ES), que reuniu-se apenas duas vezes nos últimos dois anos e não está monitorando o Plano Estadual de Educação.

O FEE-ES é constituído por representações do governo estadual e de vários segmentos ligados à área educacional e possui papel determinante na realização das etapas municipais e estadual da Conferência Nacional de Educação.

Diante do cenário de ameaças à construção democrática das decisões sobre políticas educacionais, as lideranças presentes constituíram o Fórum Nacional Popular de Educação no Espírito Santo e encaminharam a necessidade de articulação da etapa estadual da CONAPE 2018.

Próximos passos

 

Uma próxima reunião será realizada nesta quinta-feira (31), às 15h, na sede do Sindiupes, para tratar da adesão de novas entidades e movimentos, além dos encaminhamentos para garantia das Conferências Municipais. A reunião também tratará da realização da Conferência Estadual Popular de Educação no Espírito Santo. Estão convocados todos os movimentos, representações de entidades, fóruns e conselhos ligados à educação. A sede do Sindiupes fica na Rua Gama Rosa, 216, Centro, Vitória-ES.

Estiveram presentes na primeira reunião:


Associação de Pais de Alunos do Estado do Espírito Santo – ASSOPAES (Núcleo Vitória)
Associação de Pós-Graduandos da Ufes - APG Ufes/ ANPG
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE - ES
Campanha Nacional Pelo Direito à Educação - Comitê ES
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Seccional ES
Comitê Estadual de Educação do Campo
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
Conselho Municipal de Educação de Cariacica (Comec)
Conselho Municipal de Enfrentamento à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT e promoção de direitos de Cariacica
Federação Estadual de Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Ensino do ES (FETRAEE)
Fórum Estadual LGBT
Fórum Municipal de Educação de Vitória
Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo - NEPALES/Ufes
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo – SindEducação/ES
Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (Sinpro/ES)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo - Sindiupes
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) – Regional ES
União Nacional dos Estudantes - UNE
União Nacional LGBT – UnaLGBT - Representação Regional ES

ESPÍRITO SANTO CONSTITUI SEÇÃO DO FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO
Rolar para o topo