Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Reunião mensal do Fórum Baiano de Educação Infantil planeja ações para segundo semestre

Na tarde de 27 de julho de 2018, o Grupo Gestor (GG) e convidadas do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) realizou reunião ordinária na Faculdade de Educação (FACED), UFBA. Dentre os itens da pauta há: definição das funções, estratégias para aquisição de fundos, participação na Semana do Bebê de Salvador, cronograma de reuniões mensais do segundo semestre, Ciranda Reflexiva, Encontro MIEIB, participação do XIV Seminário de Educação Infantil (Pernambuco), avaliação parceria com GEPEICI.

 

Concernente a definição de funções do GG, a coordenação fica a cargo de Rose Bonfim e Patrícia Barral, a tesouraria sob a responsabilidade de Rita de Cássia Silva cuja balanço foi realizado pela então tesoureira Heloisa Helena Monteiro. Ressalva-se a discussão sobre a venda de bolsas personalizadas para angariar fundos para as atividades da organização com destaque a prestação de contas e avaliação da ação.

 

A participação na Semana do Bebê de Salvador, que acontecerá de 27 a 31 de agosto, ocorrerá por meio de roda de conversa na Creche Ieda Barradas Carneiro, em 29/08/18, com tema sobre a família e a primeira infância.

 

A Ciranda Reflexiva, ação característica do FBEI, terá sua terceira versão em 2018, no mês de outubro. A primeira, com tema Desafios e Perspectivas da Educação Infantil no PNE e na BNCC no Estado da Bahia: nenhum direito a menos aconteceu em março, na Audiência Publica sobre Avaliação e Monitoramento do Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE-BA), da Conferência Estadual de Educação da Bahia.

 

A segunda, por seu turno, intitulada de A BNCC e a Educação Infantil, proporcionou formação sobre temática de abrangência compatível à primeira infância – um dos princípios do FBEI. A terceira acontecerá em Camaçari, região metropolitana, com temática a ser definida, que versará sobre a pluralidade da Educação Infantil e também, impulsionará a legitima regionalização da instância em questão.

 

A parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Infantil Crianças e Infâncias (GEPEICI), UFBA com o FBEI acontece com ações conjuntas desde sua criação. No corrente mês, esta articulação é reafirmada no IV Diálogos sobre educação Infantil: Formação e Docência na Educação Infantil, em 13/07/18 e no III Seminário Educação Infantil e Múltiplas Linguagens: o processo de construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil, em 19/07/18.

 

 

A representação do FBEI em encontros regionais e estaduais acontecerá com presença e ação da sua coordenação no XIV Seminário de Educação Infantil, a ocorrer em 09 e 10 de agosto, em Pernambuco e no XXIV Encontro do MIEIB, em Manaus.

 

 

A definição do cronograma de reunião para o segundo semestre prezou pela itinerância aos ambientes das entidades que compõem o GG. E, houve agendamento de reunião extraordinária para 03 de agosto com a finalidade de construção de documento que atenda a demanda do Fórum Municipal de Educação Infantil de Lauro de Freitas cuja rede municipal de Educação vinculada adotou livro didático para crianças de creche (3 anos) e de pré-escola.

 

Informações e foto: Fórum Baiano de Educação Infantil

Reunião mensal do Fórum Baiano de Educação Infantil planeja ações para segundo semestre
Rolar para o topo