Mieib

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Reunião do Mieib com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi)

No último dia 15 de março, o Comitê Diretivo do Mieib foi recebido pela Secadi do Ministério da Educação visando contribuir para o processo de reestruturação das políticas de Educação Infantil.

Estiveram presentes a Secretária Zara Figueiredo Tripodi e a Assessora Lucimar Dias pela Secadi, além da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena, Socorro Silva. Contamos também com a participação de Rita Coelho, Coordenadora-Geral de Educação Infantil da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica e Cida Camarano, representante da região Centro-Oeste no Comitê Diretivo do Mieib. Os demais integrantes do CD Mieib participaram através da plataforma Teams.

No encontro, o Mieib pontuou os temas que considera urgentes, abordando questões como a proteção social das crianças de 0 a 6 anos, a melhoria do acesso e qualidade da oferta de educação infantil, as necessidades de formação de professoras e recomposição da aprendizagem, bem como os compromissos com o financiamento e institucionalização das políticas para educação infantil. Pela Secadi, ficou evidenciado sua intenção de enfrentar as desigualdades no campo, fortalecer o cuidado com a criança de 0 a 6 anos considerando as mais variadas infâncias, enfocar as relações étnico-raciais e rever os indicadores de avaliação educacional para buscar subsídios mais adequados para sustentar esses debates.

Ficou reforçado o lugar do Mieib como interlocutor da secretaria e, como encaminhamentos, ficou estabelecido que o Mieib indicará um representante do seu Comitê Diretivo para integrar o grupo de trabalho de avaliação que está revendo os indicadores de qualidade para a Secadi e que serão restabelecidas as discussões sobre a relações étnico-raciais e educação no campo, a exemplo dos trabalhos realizados.

Reunião do Mieib com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Rolar para o topo